Foto: Divulgação
Dezenas de católicos acompanharam na manhã deste domingo (29) a Procissão de Ramos, encerrando a Quaresma e dando início as celebrações da Semana Santa. Antes do cortejo, fiéis assistiram o princípio da Missa do Domingo de Ramos, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, onde o Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Antonio Neto, abençoou os ramos de palmeiras e fez a proclamação do evangelho para em seguida sair em procissão até a Igreja Matriz de Santo Antão, onde a celebração continuou.
A celebração de Ramos teve início por volta das 8h. Alguns católicos já chegavam com seus ramos de palmeira, outros receberam na entrada do templo. As folhas foram abençoadas pelo bispo auxiliar que deu inicio a leitura do evangelho para em seguida sair às ruas em direção à Matriz.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Na Quinta-feira Santa, 2 de abril, os ritos próprios do período serão intensificados. Os fiéis participam da tradicional Missa da Ceia do Senhor – Lava Pés. A cerimônia faz memória ao momento em que Jesus estava reunido com os apóstolos antes de ser preso. Naquela ocasião foi instituída a Eucaristia e o ministério sacerdotal.
A Sexta-feira da Paixão terá programação iniciada às 15h, com a Via-Sacra. Para marcar a crucificação e morte de Jesus às 15h, será celebrada a Liturgia da Paixão. O rito é composto por Celebração da Palavra (leitura de Salmos e do Evangelho da Paixão), Oração Universal da Igreja, Exaltação da Santa Cruz e Comunhão. Em seguida, às 16h. os fiéis seguem a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas do Centro, Matriz e Livramento.
No Sábado de Aleluia, a Igreja vivencia a espera da ressurreição de Jesus. A partir das 20h, do dia 4 de abril, na Matriz de Santo Antão, os católicos participam da Vigília Pascal. A celebração começa pela bênção fogo e do Círio Pascal – grande vela que representa a luz do Cristo ressuscitado. Durante o ritual, os católicos renovam as promessas batismais. Em seguida, a Missa segue os ritos tradicionais. A noite encerra com Procissão da Ressureição.
Na alegria da ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa, 5 de abril, será celebrada missa às 09h e 19h. Durante a tarde, às 15h, acontece a páscoa das Comunidades Rurais, no Sítio Galiléia. A data marca o início do período Pascal para a Igreja. O tempo litúrgico tem duração de 50 dias, encerrando com a Festa de Pentecostes.