UFPE inicia atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas

UFPE inicia atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) inicia o atendimento à população, nesta segunda-feira (10). O local inaugurado na última sexta-feira (7), no prédio do curso de Odontologia, no Campus Recife, tem previsão de 500 atendimentos por mês, realizados por equipe formada por alunos de Odontologia, pós-graduandos, dentistas e professores. O centro é fruto de parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Saúde do Recife.

O centro ofertará à população recifense serviços especializados em Odontologia. O CEO da UFPE tem 14 cadeiras odontológicas para atendimento da população referenciada, proveniente das unidades de saúde da atenção básica, residente nos Distritos Sanitários do Recife, com vagas reguladas para este serviço.

O CEO da UFPE é do tipo III, de acordo com nomenclatura do Ministério da Saúde. As especialidades ofertadas são Endodontia, Periodontia, Prótese Dentária, Atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais, Atendimento a Pessoas com Deficiência, Diagnóstico Bucal – Estomatologia (com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca) e Cirurgia Oral Menor.

Por se tratar de um CEO Escola, o centro apresenta-se também como campo de prática da Rede SUS Escola para alunos da graduação em Odontologia da UFPE e de cursos técnicos em Saúde Bucal. O CEO da UFPE terá atendimento, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 18h às 21h. Às terças-feiras, das 8h às 12h e das 18h às 21h, e às quintas-feiras, das 8h às 12h, haverá um atendimento específico para pacientes com necessidades especiais.

Os CEOs são estabelecimentos participantes do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), classificados como Clínica Especializada ou Ambulatório de Especialidade. Assim como os demais CEOs, o Centro de Especialidades Odontológicas da UFPE, uma vez credenciado, receberá recursos do Ministério da Saúde para implantação e custeio.

A UFPE investiu aproximadamente R$ 350 mil em equipamentos e reformas estruturais para aportar o CEO. Também foram investidos outros recursos da Prefeitura do Recife e do Ministério da Saúde. O CEO da UFPE terá gestão conjunta da Universidade e da Prefeitura do Recife.