Quase mil casos de dengue e chikungunya registrados em apenas uma semana. Desde o início do mês, 242 mortes suspeitas pelas arboviroses foram notificadas, nove a mais do que o boletim da última semana. O número de mortes confirmadas foi mantido (28). O levantamento foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
A gerente do Programa de Controle de Arboviroses da SES, Claudenice Pontes, afirmou que, com a chegada do inverno, não há como definir se os casos vão regredir ou manter o crescimento. “Se tiver presença de chuva e temperatura mais amena, que não seja tão quente, pode favorecer a diminuição da reprodução dos mosquitos. Se forem chuvas com sol, acelera o metabolismo deles e a reprodução aumenta”, explicou Claudenice, acrescentando que o perigo não são as chuvas, mas o aumento da temperatura.
Microcefalia
Ao todo, 363 casos foram confirmados como microcefalia e 1.148 tiveram o diagnóstico descartado. De 1º de agosto de 2015 até o dia 4 de junho de 2016, 1.987 casos de microcefalia foram notificados em Pernambuco.
Desse total, 860 (43%) casos atendem aos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS) para microcefalia. Também foram registrados 36 casos de bebês natimortos, um a mais se comparado ao boletim passado.