De acordo com o Ministério do Turismo, a intenção dos brasileiros pelas viagens de ônibus é a maior dos últimos cinco anos. O índice aponta para 17,2% da preferência dos viajantes em maio de 2016 ante os 10,9% registrados no mesmo período de 2015. Em Pernambuco, as viagens interestaduais movimentaram mais passageiros entre 2014 e 2015. Entre os anos, houve aumento de 33% de passageiros com passagens pelo Estado, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Co-CEO e fundador da ClickBus, Fernando Prado destaca que muitos fatores explicam esse movimento. “O principal deles é o econômico. As pessoas estão mais expostas e sensíveis aos preços. Só para exemplificar, uma rota entre Recife e Natal chega a custar R$ 700 ida e volta de avião, enquanto que de ônibus esse desembolso é quatro vezes menor”, conta.
Do outro lado, estão as companhias áreas. Segundo o dado mais recente divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), houve um recuo de 12,2% da demanda aérea doméstica em abril deste ano, em confronto com o mesmo mês de 2015. Ou seja, caracterizando o pior desempenho mensal da demanda doméstica desde fevereiro de 2013.
Na Região Metropolitana do Recife, o Terminal Integrado do Recife (TIP) registrou salto de 88,5 mil passageiros para 93,5 mil de maio de 2015 para maio de 2016. Para chamar ainda mais usuários, a empresa administradora, Socicam, e as empresas de ônibus vêm apostando em tarifas promocionais. Foi isso que chamou atenção de Paloma Marques. O fator preço a motivou sair com os filhos de Salvador para Recife.