Possível saída da UE traz riscos à economia global, diz BC britânico

Possível saída da UE traz riscos à economia global, diz BC britânico

O banco central britânico afirmou nesta quinta-feira (16) que o referendo da próxima semana sobre a permanência do país na União Europeia pode afetar a economia global, e alertou que parece cada vez mais provável que a libra caia mais após uma decisão pela saída.

A ata da reunião de 15 de junho enfatizou que o referendo é o maior risco imediato para os mercados financeiros britânicos, mas possivelmente para os mercados globais também.

“Através dos canais de confiança e do mercado financeiro, também há riscos de contágios adversos à economia global”, apontou a ata.

Os membros do Comitê de Política Monetária votaram por 9 a 0 para manter a taxa de juros em 0,5%, bem como o volume de compra de ativos em 375 bilhões de libras.

O crescimento da zona do euro vai continuar a se recuperar lentamente, mas há riscos devido às incertezas em torno do referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia e pela fraqueza dos mercados emergentes, disse nesta quinta-feira o Banco Central Europeu (BCE).

Apresentando uma perspectiva consistente com o comunicado sobre a política monetária do dia 2 de junho, o BCE afirmou que espera que os investimentos domésticos subam mais e que o gasto do consumidor seja sustentado em um nível relativamente forte, com os maiores riscos vindos de fora dos 19 membros do bloco de moeda comum.

Informações Reuters