Moradores da Praia de Muro Alto, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, levaram um susto ao tentarem entrar no mar na manhã deste domingo (25). Eles afirmam que manchas escuras apareceram na areia e na água, geralmente cristalina, impossibilitando o banho no local, como mostram as imagens enviadas pelo WhatsApp. A Associação dos Moradores de Muro Alto (Amma) acredita que o caso está relacionado à poluição.
Síndico de um condomínio na referida praia, o empresário Marcelo Jucá, de 52 anos, relatou que as manchas estavam acompanhadas de um cheiro desagradável e que esta não é a primeira vez que tal situação acontece nessa área. “A água amanheceu no domingo com manchas pretas e um cheiro desagradável muito forte de vinhoto. Essa mesma situação ocorreu no ano passado e alguns peixes morreram”, .
O vinhoto é resíduo final do processo de fabricação do açúcar nas usinas, ou da destilação da qual se obtém o álcool ou a aguardente de cana, que, se não for adequadamente tratado, provoca poluição de águas.
A Amma planeja registrar, ainda nesta semana, uma denúncia na Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). “Acreditamos que essas manchas sejam dejetos de usinas de cana-de-açúcar da região. Nosso objetivo é que seja estabelecida uma investigação para que os responsáveis sejam punidos”, disse Jucá. A assessoria de imprensa do CPRH, mas não obteve retorno às ligações.