Por LUCIANO ABREU
Depois de passar por uma consultoria no ano passado para desenvolver uma coleção de produtos com as características da cidade, um grupo de artesãs, residente no município, participou de uma qualificação em empreendedorismo.
Na tarde desta sexta-feira (10), o secretário executivo de Trabalho e Juventude, Ronaldo de Deus, e o de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, entregaram os certificados de conclusão do curso “Aprendendo a Empreender”. A iniciativa busca qualificar o trabalho com noções de fluxo de caixa, características de atuação como empresas individuais, compra de matéria-prima, receitas, e associativismo.
Para a gestora do Projeto Artesanato SEBRAE, Patrícia Batista, a qualificação técnica irá tornar a participação das artesãs mais atuante em feiras dentro e fora do Estado. “A ideia é que elas tenham os recursos e as habilidades necessárias para fazer um bom negócio e que além disso, possam trabalhar em conjunto, com senso e as ferramentas do associativismo, fortalecidas. Com as noções de empreendedorismo elas vão poder estar atuando não s[o como artesãs, mas em qualquer coisa que faça”, destacou.
A parceria do SEBRAE com a prefeitura da Vitória, através da Secretaria Executiva de Trabalho e Juventude irá desenvolver nos próximos meses, uma série de oficinas que buscam contribuir para reforçar a identidade e fortalecer o artesanato em Vitória.
Projeto Artesanato (Prefeitura da Vitória e SEBRAE)
O grupo de artesãos envolvido no projeto recebeu no ano passado consultoria para desenvolver uma coleção de produtos com características que representem a cidade, baseada na arquitetura local.
Daí em diante, os artesãos passaram a trabalhar com foco em um produto único individual indicado como resultado da consultoria.