Dólar opera em queda após forte ganho da véspera

O dólar caía ante o real na manhã desta terça-feira, acompanhando o movimento visto no cenário externo e com os investidores otimistas após a definição de data para divulgação do balanço da Petrobras.

Às 11h29, a moeda norte-americana tinha queda de 1,09%, a R$ 3,0902 na venda, após subir 1,74% na véspera, anulando quase toda queda acumulada na semana passada, de 1,86%. Veja cotação.

Na véspera, a Petrobras informou que seu Conselho de Administração vai se reunir no dia 22de abril para apreciar as demonstrações contábeis auditadas do 3º trimestre e do ano de 2014, e que espera divulgá-las após a decisão do Conselho.

A publicação das demonstrações auditadas está atrasada devido às dificuldades da empresa em calcular as perdas contábeis relativas às irregularidades apontadas pela Operação Lava Jato da Polícia Federal, que apura um esquema de corrupção na estatal.

Mas cedo, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou o dado sobre vendas do varejo no país, mostrando o primeiro crescimento desde o fim do ano passado e maior alta em um ano. No entanto, o dado ficou um pouco abaixo do esperado pelo mercado.

No exterior, o dólar tinha queda de cerca de 0,80% em relação a uma cesta de moedas.

“O mercado hoje está seguindo o exterior e devolvendo ganhos de ontem… Aqui, a notícia de que a Petrobras vai divulgar o balanço também está ajudando”, disse o gerente de câmbio da Correparti João Paulo De Gracia Correa.

Nesta manhã, o Banco Central fará mais um leilão de rolagem dos swaps que vencem em 4 de maio, que equivalem a 10,115 bilhões de dólares, com oferta de até 10,6 mil contratos.