CPI da Petrobras visitará refinaria de Abreu e Lima em maio

A agenda externa da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura o escândalo de corrupção dentro da Petrobras foi definida na tarde desta quarta-feira (15). A Refinaria do Nordeste (Rnest), conhecida como refinaria Abreu e Lima, localizada em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife, está em destaque nas investigações e tem visita dos parlamentares marcada para o dia 18 de maio. Ainda neste mês, no próximo dia 24, o juiz federal Sérgio Moro, responsával pela condução da Operação Lava-Jato, receberá uma comitiva de deputados, que também visitará a sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, no próximo dia 27.

“O que chega para a gente no papel é diferente da realidade. A obra foi orçada em R$ 2,5 bilhões, mas o custo já está acima de R$ 16 bilhões. O que levou a refinaria a gastar tanto?”, questiona o parlamentar, lembrando que a Diretoria de Abastecimento, antes comandada pelo réu e delator do caso Paulo roberto Costa, era uma das responsáveis pela refinaria.

O deputado Augusto Coutinho (SD), outro pernambucano que integra a CPI da Petrobras, ressaltou a importância da visita, afirmando que o problema vai além do desvio de recursos. “Hoje tem o grave problema da descontinuidade. Muitas empresas que prestam serviços não estão envolvidas, mas estão prejudicadas, pois estão com serviços paralisados. E os trabalhodores sofrem com isso”, defendeu.