A notícia da morte do ex-deputado federal Pedro Eugênio (PT) representou uma lacuna para a política pernambucana. O estado perdeu uma importante referência política em conciliação, articulação no meio parlamentar e trânsito junto ao empresariado. O petista morreu, ontem, aos 66 anos, no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava hospitalizado há três meses, por complicações decorrentes de uma cirurgia coronariana.
Pedro Eugênio deixa a mulher, Carminha, e as filhas Marina e Renata. O corpo deve chegar ao Recife na noite desta terça-feira e seguir direto para o Cemitério Morada da Paz, em Paulista, onde será velado durante toda a madrugada. Na manhã de quarta-feira serão realizadas duas cerimônias, uma pública e outra privada, antes da cremação.
Ainda impactados pela morte do deputado estadual Manoel Santos (PT), no domingo passado, diversos políticos manifestaram seus sentimentos diante de nova perda. Confira as declarações:
“O Partido dos Trabalhadores externa sua consternação pela morte do ex-deputado federal Pedro Eugênio, na noite desta segunda-feira (20).
Pedro Eugênio estava internado no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, há três meses, onde se recuperava de consequências geradas por uma cirurgia cardíaca.O petista nasceu no Recife em 29 de março de 1949. Foi secretário de Fazenda e Planejamento de Arraes (1987), deputado estadual (1994) e deputado federal (1998), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). Ele voltou à Câmara em 2006, desta vez pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e foi reeleito em 2010.O Partido dos Trabalhadores se solidariza com a família de Pedro Eugênio nesse momento de inconsolável dor” PT Nacional
“Pedro Eugênio foi um quadro qualificado da política de Pernambuco e sempre se destacou nas funções públicas que exerceu, em nível estadual e nacional. Quero apresentar minhas sinceras condolências aos seus familiares e aos seus companheiros da sua longa militância social e política”.
Governador Paulo Câmara
“Foi com muita tristeza que recebi a notícia da morte do ex-deputado Pedro Eugênio. Com história na esquerda brasileira, inclusive tendo iniciado carreira política no Partido Socialista Brasileiro, na vida pública ele sempre se mostrou preocupado com o bem comum. Quero prestar minhas condolências aos familiares e amigos pela perda irreparável.”
Geraldo Julio, prefeito do Recife