Ex-advogado procurado pelo FBI há cinco anos é preso nos EUA

Um ex-advogado procurado pelo FBI (a polícia federal dos Estados Unidos) há cinco anos foi preso na semana passada no Colorado, encerrando as buscas por um dos fugitivos acusados de crimes de colarinho branco mais procurados do país.

Dennis Bjorklund, de 50 anos, está sob custódia federal e será transferido em breve para Iowa, onde enfrenta acusações de fraude fiscal.

Ao fugir em 2010, Bjorklund deixou uma série de ex-clientes que disseram ter sido roubados por ele, ex-parceiros de trabalho furiosos e investigadores confusos.

Um júri federal indiciou o ex-advogado naquele ano por acusações de fraude contra 11 clientes – as vítimas enfrentavam acusações de direção sob efeito de álcool, e o advogado recomendou que eles fizerssem doações para uma falsa instituição de caridade que ele criou e controlava.

Segundo a acusação, Bjorklund dizia os clientes que as doações iriam refletir bem em seu caráter e ajudariam a convencer os juízes a dar sentenças menores. Segundo os promotores, entretanto, o dinheiro ia direto para o advogado.

O homem também é acusado de declarar rendimentos muito abaixo dos reais para reduzir o pagamento de impostos.

Mesmo antes de ser indiciado, Bjorklund era conhecido nos círculos legais por cometer violações éticas, que levaram a Suprema Corte de Iowa a suspender sua licença em 2006.

A polícia da cidade de Pueblo, no Colorado, o prendeu no dia 15 de abril em um sinal de trânsito, após receber um pedido do FBI para parar um veículo no qual acreditava-se que o suspeito poderia estar. Ele foi detido sem resistência e entregue às autoridades federais.