‘Virou um sonho’, diz Mister Universo Brasil sobre busca do ‘bi’ mundial

O que antes não era um sonho, agora virou uma meta. Com o título de Mister Universo Brasil 2015, o gaúcho Renan Cunha, 26 anos, se prepara para representar o país na versão mundial do concurso que será realizada em junho, na República Dominicana. E vai brigar pelo bicampeonato do Brasil, já que o potiguar Bruno Mooneyhan, de 23 anos, conquistou a faixa no ano passado.

“Não era um planejamento de vida e nem um sonho. Mas agora mudou tudo. Virou um sonho, virou uma meta de verdade. E a responsabilidade é muito grande. O Brasil já vai como um candidato forte, já que venceu no ano passado”, afirma o educador físico de Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

O rapaz já trabalhou como modelo, entre os 19 e 23 anos de idade, mas deixou a carreira para se dedicar à faculdade de Educação Física. Com o diploma nas mãos, passou a trabalhar como instrutor em academias de ginástica de Esteio e Canoas, também na Região Metropolitana da capital. Não pensava em retomar o antigo ofício até que surgiu um convite para participar do Mister Universo Rio Grande do Sul.

“Nunca tinha participado de nenhum concurso. Achava que não tinha o perfil. Fui convidado para a etapa do Rio Grande do Sul há cinco semanas. Assim que venci, foram apenas duas semanas para me preparar para o concurso nacional”, conta.

Gaúcho vai disputar o título de Mister Universo (Foto: Antares Martins/Divulgação)Gaúcho vai disputar o título de Mister Universo
(Foto: Antares Martins/Divulgação)

Preparo que não exigiu mudanças significativas na rotina. Com uma dieta equilibrada, foi necessário apenas adaptar os treinos físicos. Em junho, ele embarca para a República Dominicana para defender o título do Brasil. “Eu já treinava com frequência, cuidava da alimentação, mas busquei um nutricionista e fiz uma das adaptações no treino. Terei 45 dias para me preparar. Minhas alunas me incentivaram muito”, comenta.

No entanto, já está difícil conciliar a agenda de Mister com a de instrutor de academia de ginástica. Se vai ou não mudar de profissão, só o futuro dirá. “Já começou a mudar a minha vida. Minhas alunas estão preocupadas que vou largar delas. Mas vai ser difícil conciliar”, ri.

O título de Mister Universo Brasil 2015 foi realizado em Natal (RN). Durante uma semana, os candidatos ficaram confinados no Boulevard Recepções. Em meio à rotina de palestras e ensaios, sobrou um tempinho para um tour. Único entre os concorrentes, Renan presenteou o governador Robinson Faria (PSD) com uma cuia de chimarrão e chocolates de Gramado, na Serra gaúcha.

A final da disputa ocorreu na última sexta-feira (24), com o desfile. Lucas Araújo, do Mato Grosso do Sul, ficou com a 2ª colocação e o representante do Rio Grande do Norte, Rodrigo Galvão, conquistou o 3º lugar.

No júri, personalidades importantes foram responsáveis pela escolha do vencedor, entre eles o preparador também gaúcho Evandro Hazzy, que é coordenador técnico do Miss Brasil; a ex-miss Pernambuco e capa da Playboy, Meyrielle Abrantes e os ex-BBBs Natália Cassarola e Daniel Rolin.