As compras para o Dia das Mães não devem movimentar tanto o comércio da capital pernambucana quanto nos anos anteriores, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL). A expectativa é que, em 2015, as vendas sejam 2,5% menores que as do ano passado. Mesmo assim, muita gente aproveitou o final de semana para procurar um presente.
No último domingo antes do dia festivo (3), os shoppings da cidade receberam muita gente em busca do presente ideal. Alguns estavam dispostos a investir no mimo para a mãe, mas a maioria preferiu procurar muito antes de fechar a compra. “Se você procurar, consegue encontrar coisa de boa qualidade por um preço razoável”, explica a professora Angélica Oliveira, que foi ao shopping com o filho em busca das melhores compras.
A preocupação não é só de Angélica. Segundo a CDL, o preço médio do presente deve cair neste ano. Se em 2014 os pernambucanos gastaram cerca de R$ 100 para agradar a mãe, neste ano, o presente deve custar em média R$ 60. Por isso, muitas lojas fazem promoções desde o fim de abril para conquistar os clientes e tentar manter boas vendas nesta data, considerada a segunda melhor época do ano pelos comerciantes, atrás somente do Natal.
Os descontos são encontrados sobretudo nos itens que costumam ser mais vendidos nesta época: eletrodomésticos, perfumes, roupas e calçados. Segundo os comerciantes, a procura também é grande no setor de telefonia. “Desde o ano passado, o celular tem liderado o ranking de presente para as mães”, garante Antônio Carlos Oliveira, gerente de uma loja do shopping.