Gêmeas da beleza e da cultura

Hoje 12 de março, é a aniversário de Recife, a nossa Veneza brasileira, e Olinda, cidade patrimônio histórico da humanidade. Recife com seus 478 anos e Olinda com seus 480, carregados por tanta história, riqueza cultural e beleza.

A história das cidades-irmãs, chamadas assim por estarem situadas uma ao lado da outra, começou com a povoação de Olinda, em 1535 e foi o pontapé inicial do desenvolvimento de Pernambuco, que resultou ainda nas ruínas da própria cidade, em 1631, quando os holandeses vieram atrás da cana-de-açúcar – principal matéria-prima da época.

Mais tarde com seu ressurgimento, graças aos esforços de religiosos, senhores de engenho e do povo, que em, 10 de novembro de 1710, o sargento Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em prol da independência nacional.

Olinda também nos oferece, a oportunidade de conhecer traços da cultura regional, como, por exemplo, o frevo e o maracatu.

Em Olinda existem várias rotas turísticas, como é o caso das igrejas e museus que contam um pouco sobre a história da cidade. Nos passeios pelas ruas, os visitantes podem admirar as casas antigas com fachadas coloridas, além das construções preservadas dos séculos 18 e 19.

Em 12 de março de 1537, Recife a nossa atual capital do estado era fundada. O nome foi escolhido por causa dos arrecifes – rochedos de coral e arenito formando uma barreira natural que cerca todo nosso litoral.

O carinhoso apelido de Veneza brasileira, foi dado por estar localizada na foz dos rios Capibaribe e Beberibe, e fazendo também alusão à cidade italiana que tem inúmeros canais e pontes atravessando seus rios.

Com mais de 1, 5 milhão de habitantes, a capital pernambucana também é conhecida pela arquitetura de seus antigos casarios e das igrejas.  É considerada uma cidade histórica por ter várias construções reconhecidas como, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, tendo uma maior quantidade de no bairro do recife antigo.

Além disso, a tradição do frevo, dessas duas cidades atraem todos os anos, durante o Carnaval, milhares de turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O ritmo que envolve estilos musicais variados misturando, além do frevo temos polca, maxixe, modinha, tango, quadrilha e pastoril. A dança, famosa no mundo todo, é marcada por passos rápidos e acrobáticos.

Fonte: http://vimeo.com/61468355                                                                         Fonte:http://vimeo.com/61468355

Lays Freitas

Algumas informações foram extraídas do Diário de Pernambuco