Tribunal suspende sentença de ator de Bollywood; fãs comemoram

Tribunal suspende sentença de ator de Bollywood; fãs comemoram

O tribunal de Mumbai, na Índia, suspendeu nesta sexta (8) a sentença de Salman Khan, um dos atores mais famosos da indústria cinematográfica de Bollywood, que foi condenado a cinco anos de prisão na quarta-feira, segundo informações da agência Associated Press.

A audiência de apelação final será em julho. Segurando pôsteres de filmes, fãs comemoram a decisão da Justiça indiana em frente à casa do ator .

Khan, de 49 anos, foi julgado, entre outras acusações, por homicídio culposo por atropelar um pedestre e fugir sem oferecer auxílio. O acidente aconteceu em 2002 em um subúrbio de Mumbai, quando o artista invadiu a calçada com seu carro, matou um pedestre e deixou quatro pessoas que dormiam no chão feridas.

Segurando pôsteres de filmes, fãs comemoram a suspensão da condenação do ator Salman Khan em Ahmadabad, na Índia, nesta sexta (8) (Foto: AP Photo/Ajit Solanki)

O promotor Pradeep Gharat estimou que uma multa seria insuficiente e que “a pena deveria ser dissuasiva”. Sua defesa havia pedido para evitar a prisão, argumentando seu compromisso com uma organização filantrópica e assegurando que sofre de um problema neurológico.

Khan havia se declarado inocente ante o tribunal, em março, afirmando que era seu motorista, e não ele, quem estava ao volante.

O próprio motorista declarou ao tribunal que ele dirigia o veículo quando o pneu dianteiro furou, tornando difícil a freagem e a mudança de direção. No entanto, o juiz considerou culpado de todos os crimes o ator; entre eles o de conduzir em estado de embriaguez. Um dos sobreviventes declarou que o ator não conseguia permanecer de pé devido ao álcool após o acidente.

Ao lado de Amitab Bachan e Chá Ru Khan, Salman Khan integra o trio de artistas mais populares e cotados de Bollywood, que é a maior indústria cinematográfica do mundo. O último filme em que Khan foi protagonista, “Dabangg 2”, teve em 2012 US$ 40 milhões de lucro.