Por Hugo Santiago
Vitória de Santo Antão recebe mais uma indústria. É a gigante Matchen, que aporta no município para desenvolver soluções inteligentes e produtos para a indústria de concreto. O parque fabril foi inaugurado nesta quinta-feira (18). Para comemorar a instalação da empresa no Nordeste, foi realizado um grande evento, onde estiverem presentes vários empresários e secretários do município.
O Secretário de Cultura, Turismo e Esportes da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, esteve presente e destacou a importância da empresa, junto para o desenvolvimento do município, trazendo geração de empregos para região. O Secretário Paulo Roberto esteve representando o Prefeito Elias Lira na inauguração da Matchem.
No início da tarde desta quinta-feira (18), diretores da indústria Matchem celebraram o início das atividades de sua segunda fábrica no Brasil e a primeira unidade de produção no Nordeste. No evento também estiveram representantes da prefeitura da Vitória, funcionários e clientes da Matchem. A fábrica irá produzir aditivos para concreto e argamassas.
De acordo com o diretor – sócio da empresa, o espanhol naturalizado brasileiro, Fernando Matias, a instalação em Vitória faz parte do planejamento estratégico da empresa, aliado as condições singulares de infraestrutura oferecida pelo município. A unidade de Vitória atenderá exclusivamente o mercado do Nordeste. “Começamos com bastante força. A nossa capacidade de produção é a mesma da fábrica de São Paulo. No final do ano esperamos ter a metade da produção da matriz, mas iremos dobrar a nossa produção em pouco tempo. O nosso projeto foi elaborado para permitir a ampliação do nosso parque. O Nordeste precisa de produtos e serviços. Sempre pensamos no Nordeste, em Pernambuco. Aqui escolhemos Vitória pela localização estratégica e pela infraestrutura invejável”, explicou.
Acompanhado do secretário Executivo de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico, Marcos Mendes ; e do secretário Executivo de Comunicação Social, Djalma Andrade, o secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto, representou o prefeito Elias Lira no evento e ressaltou a importância do empreendimento. “Isso é resultado da captação bem sucedida realizada pela Secretaria de Indústria e Comércio. O município foi preparado para receber empresas desse porte, gerando emprego e desenvolvimento para a cidade”, afirmou.
Com a produção automatizada a Matchem irá gerar oitenta postos de trabalho direto e indiretos.
Ao final, os convidados fizeram uma visita ao parque fabril.
A FÁBRICA
A unidade representa um investimento superior a R$ 7 milhões, gerando 24 empregos diretos e mais 40 indiretos. O local possui capacidade para reproduzir 2,2 mil toneladas de aditivos para concreto por turno. “Sempre almejava estar no Nordeste, região que está em franca expansão e a demanda de concreto tem crescido, justificando o investimento. Esta é a primeira planta fora de Sudeste, onde iniciamos nossa operação, em 2011, em São Paulo, na cidade de Santana de Parnaíba”, contou o gerente de operações da empresa, Fredy Popi.
Em Pernambuco, o foco está no mercado de concreteiras, pré-moldades e nas obras de infraestrutura. “O estado tem tido muito desenvolvimento, tem crescido, recebido muitas obras. Por isso, surgiu a necessidade de estar mais próximo deste mercado. Realizamos diversos estudos mercado para identificar como melhor atender a este público”, pontuou Popi.
Segundo ele, a Matchen possui market share superior a 10% no mercado nacional de aditivos para concretos. Com a implantação da nova unidade, o objetivo do grupo é crescer entre 4% e 5% em participação de mercado já neste ano.
“Nosso desafio é fortalecer a marca no Nordeste e acompanhar os próximos passos das ações adotadas pelo governo com incentivos em desenvolvimento de infraestrutura. Temos estudos que apontam para uma forte demanda e estamos em constante desenvolvimento da tecnologia e de produtos”, ressaltou o gerente.
A construção teve inicio em agosto de 2014. A unidade foi beneficiada pelo Programa para Desenvolvimento do estado de Pernambuco (Prodepe), que oferece descontos de até 95% no crédito presumido do Imposto de Renda sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS).
O município da Vitória de Santo Antão se tornou um polo industrial de Pernambuco. Nos últimos anos, 15 empresas, incluindo grandes players industriais, a exemplo da Mondelez International, e da BR Foods Brasil, iniciaram a operação. Segundo balanço enviado pela prefeitura para o Diário, 45 outras empresas de menor porte, estão em fase de implantação no local. O levantamento aponta para empresas do setor alimentício, químico, têxtil, de combustíveis, de tecnologia, de embalagens, entre outros.
Com informações do Site da Prefeitura da Vitória/Luciano Abreu
Fotos: Hugo Santiago
Fotos: Luciano Abreu