Faleceu na manhã deste sábado, 27 de junho, a professora e ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão, Eunice de Vasconcelos Xavier. Viúva do juiz Aluísio Xavier, assumiu por 19 anos a Presidência do Instituto Histórico, do qual era atualmente precedente de honra.
Sua gestão destacou-se pela restauração das instalações do Silogeu e da fachada do prédio do IHGVSA – na Rua Imperial. Trabalhou ativamente para melhoria do Museu Sacro, executou a criação do Museu da Imprensa e climatização do Salão Nobre. Destacou-se também por sempre realizar e incentivas às comemorações da Batalha do Monte das Tabocas, no IHGVSA, bem como da data Magna do município.
Eunice Xavier, mesmo morando no Recife, nunca abandonou a sua casa em Vitória de Santo Antão, próximo à Praça Duque de Caxias, onde era certo encontrá-la no Carnaval vitoriense e em outros dias festivos, quando as portas do seu sobrado eram abertas para os amigos e familiares. Mãe de seis filhos era uma mulher querida pela sociedade local, participando ativamente da vida cultural da cidade e uma das estimuladoras do Ciclo dos Amigos da Vitória. Por quase 20 anos esteve na Presidência do Instituto Histórico da Vitória, sendo substituída pelo Professor Pedro Humberto Ferrer.
O sepultamento acontece às 17h desde sábado, no Cemitério São Sebastião. O velório acontece no Instituto Histórico, na Rua Imperial, bairro da Matriz.