A presidente Dilma Rousseff apresentou nesta sexta-feira (3) em Brasília a Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016. A tocha, símbolo tradicional das Olimpíadas, será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades do Brasil. Ao todo, 12 mil pessoas a carregarão ao longo de 20 mil quilômetros.
Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016. Ao todo, serão disputadas 35 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.
Segundo o Comitê dos Jogos, a tocha representa “as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão.” As chamas da tocha são tradicionalmente acesas em Olímpia, onde ocorriam os jogos na Grécia Antiga, e depois levadas ao país-sede dos Jogos.
‘Marca’ na história
Na semana passada, Dilma participou no Rio das comemorações do Dia Olímpico e assistiu à apresentação do Ginga, mascote dos atletas que representarão o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (Canadá), neste ano, e nas Olimpíadas de 2016. Na ocasião, a presidente defendeu a organização dos Jogos pelo Brasil e afirmou que eles serão “marca na história”.
“Que Toronto seja uma boa preparação para a oportunidade única que será o ano que vem, com as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Tenho certeza que o Brasil inteiro, junto com vocês, fará desse evento esportivo uma marca na História mundial esportiva do nosso país e do mundo”, disse ela na ocasião.