Sete meses depois do prazo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para que a iluminação pública passasse a ser de responsabilidade do município, a Prefeitura de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, assinou o contrato com a empresa que ficará responsável pelos serviços. O contrato tem duração de 12 meses.
De acordo com a secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Tatyanne Lima, o atraso aconteceu em todo o estado. “O prazo federal era para 1º de janeiro, mas a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), fez um acordo com o Governo Federal para que os municípios pernambucanos assumissem só a partir de junho. Para que desse tempo das prefeituras se estruturarem”, ressaltou. A secretária explicou ainda que o contrato só pôde ser assinado em julho por causa de burocracias na licitação.
A vencedora foi a Construtora JMT, de Petrolina, que deverá responder pelos serviços durante um ano. O contrato tem o valor estimado de R$ 550 mil reais por mês para serviços de expansão, como colocação de postes e luminárias em ruas e avenidas. A previsão é de que a partir da próxima semana os serviços comecem na cidade. “Pretendemos nos reunir na sexta-feira (10) com a Construtora e o Setor de Iluminação, para receber as demandas e começar a fazer um cronograma. Porque não tem como fazer de uma vez só, tem que ser feito por etapas” informou Tatyanne.
Com a contratação da nova empresa, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) ficará responsável apenas pelo fornecimento de energia em Petrolina. A prefeitura segue responsável pela iluminação pública em áreas de lazer, canteiros centrais e ruas do Centro da cidade.
Estão disponíveis para a população, dois telefones de contato para registrar reclamações: 195 é o número da Ouvidoria da prefeitura e tem também o (87) 3864 9003 que é da Secretaria de Infraestutura e Mobilidade Urbana.