ALERTA! Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC ?

ALERTA! Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC ?

Por Hugo Santiago

Sabia dessa? Nem todo curso superior que existe atualmente foi credenciado pelo Ministério da Educação. Para não ficar sem diploma, veja como descobrir a qualidade do que você escolheu.

Sempre que uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade decide abrir um curso superior, é necessário avisar o Ministério da Educação (MEC), pois ele avaliará a qualidade do ensino e pode liberar ou não a abertura do curso. No entanto, muitas instituições não tomam esse cuidado e abrem vagas para cursos que não estão credenciados pelo governo.

Vale salientar que o baixo valor do curso superior, pode ser um grande sinal de suspeita, em que a faculdade não ofereça a titularidade do diploma ser reconhecido pelo MEC.

A principal consequência de entrar em um curso superior sem aprovação do MEC é ter uma formação sem credibilidade no mercado de trabalho. O ensino superior ainda ajuda a conquistar melhores vagas de emprego, então, investir em um curso que não é reconhecido pelas empresas será uma perda de tempo e de dinheiro.

 

Como saber se o curso superior está credenciado

O Ministério da Educação faz três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, a graduação que você escolher precisa estar dentro de uma instituição com uma destas três classificações.

Na hora de pesquisar o credenciamento no site do MEC, você pode buscar na aba consulta interativa quais as opções na região onde você mora. Assim que seleciona o Estado onde quer fazer a pesquisa, é possível buscar por curso e, em seguida, por cidade.

Por que a instituição deve estar cadastrada no MEC?

Algumas empresas não receberam a autorização do Ministério da Educação, mas estão com os cursos em andamento e têm alunos matriculados. Quando isso acontece, a instituição é considerada irregular e não poderá entregar o seu diploma no final do curso. Se você não tiver a comprovação de que cursou a graduação, poderá enfrentar problemas nas entrevistas de emprego porque o mercado de trabalho não leva em conta essa formação irregular. Na dúvida, pesquise bastante antes de se matricular.

FIQUE ATENTO !

Recentemente uma Faculdade do interior de Pernambuco, recebeu uma denúncia e o Ministério Público Federal (MPF) em Serra Talhada (PE) conseguiu uma decisão liminar da Justiça Federal determinando a suspensão de atividades e interrupção das matrículas das Faculdades Extensivas de Pernambuco (Faexpe), sediada em Caruaru e com atuação em vários municípios do agreste e do sertão do estado. A entidade é acusada de ofertar cursos de extensão, graduação e de pós-graduação, incluindo mestrado e doutorado, sem credenciamento, autorização e reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC).

Também são alvos do processo a Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso/PE), a Faculdade Centro Oeste do Paraná (FAI/PR) e a Faculdade Paranapanema (sediada no Paraná) por participação na terceirização da atividade de ensino. As faculdades não estavam autorizadas a oferecer cursos por meio da Faexpe. O responsável pelo caso é o procurador da República Manoel Antonio Gonçalves da Silva, que pediu a suspensão das atividades da Faexpe em todos os municípios de atribuição do MPF em Serra Talhada.