Começa julgamento de ucraniana acusada de matar jornalistas russos

Começa julgamento de ucraniana acusada de matar jornalistas russos

A piloto militar ucraniana Nadia Savchenko, acusada da morte no ano passado de dois jornalistas russos no leste separatista da Ucrânia, começou a ser julgada nesta quinta-feira (30) na Rússia.

Este novo julgamento de um cidadão ucraniano, uma semana depois do início do processo contra o cineasta Oleg Sentsov por “terrorismo”, pode agravar as relações entre Kiev e Moscou, em um contexto de conflito armado entre separatistas pró-russos e as forças ucranianas no leste da Ucrânia.

Nadia Savchenko, de 34 anos, considerada a princípio cúmplice do assassinato dos jornalistas pelo disparo de um morteiro em Donbass (leste da Ucrânia), em junho de 2014, acabou sendo acusada de ser coautora do homicídio premeditado por ter ajudado a corrigir a mira dos disparos ucranianos.

A piloto de helicóptero, que pode pegar até 25 anos de prisão, nega todas as acusações. Seus advogados alegam que não se trata de um julgamento, e sim de um “espetáculo de propaganda” por parte de Moscou. Ela chegou a fazergreve de fome por 84 dias para protestar contra sua prisão.

Kiev afirma que a militar foi capturada na Ucrânia e entregue à Rússia por rebeldes pró-russos, no início de julho de 2014, enquanto Moscou diz que foi presa em território russo quando se fazia passar por refugiada.