Na semana em que o acidente de avião que vitimou Eduardo Campos e mais seis pessoas completa um ano, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) fez sessão solene em homenagem ao ex-governador do estado. A viúva, Renata Campos, quatro dos cinco filhos do casal, Ana Arraes e Antônio Campos, mãe e irmão do político, respectivamente, participaram da cerimônia nesta terça (11).
Um dos filhos de Eduardo, Pedro Campos, destacou as atitudes do pai no discurso, ressaltando a posição do político em momentos de crise política. “Ele conseguiu fazer em sua ausência o que fez em sua presença. Unir pessoas e formar pontes. É exatamente isso que faria nesse momento. Mobilizaria sua energia e sua capacidade de dialogar para tentar reunificar o Brasil”.

Na solenidade, um gesto de José Campos, quarto filho do ex-governador, chamou a atenção dos presentes. Ele sentou-se no colo da mãe assim que o irmão Pedro terminou seu pronunciamento e passou o restante da cerimônio junto dela. Renata Campos não falou durante a homenagem.
Autor do requerimento da sessão solene, o deputado Lula Cabral (PSB) destacou a vida pessoal e o perfil “cativante” de Eduardo, completando que ele tinha duas paixões, a política e a família. “Essa semana tem sido um período de homenagens em todo Brasil e a Assembleia Legislativa não poderia deixar passar em branco. Até porque ele usou muito essa tribuna. Acho que foi aqui que ele começou a ser um dos maiores oradores desse país”, disse.
O líder da bancada oposicionista, Silvio Costa Filho (PTB), comentou que Eduardo Campos estava acima de qualquer partido político. “Ele teve um papel importante enquanto governador, enquanto homem público. Foi o período em que Pernambuco teve as maiores transformações na economia e colocou o estado no centro do debate nacional. Hoje, todos os 49 deputados se associam a esta justa homenagem”, relatou.
Enquanto o atual governador do estado, Paulo Câmara (PSB), discursava, fotos do homenageado iam passando por trás do púlpito. Para Câmara, a postura íntegra e política, com ações sociais voltadas para a população, foi o maior legado deixado pelo seu antecessor. “Mesmo sem estar fisicamente presente, Eduardo continua nos unindo, nos inspirando, nos empurrando para frente. Ouvir as pessoas é a melhor homenagem que poderemos prestar”, completou.
Celebrações
Durante esta semana, os mortos no acidente aéreo estão sendo lembrados em missas e outros tipos de evento. Também nesta terça, afamília do fotógrafo Alexandre Severo, que estava no mesmo avião do ex-governador, participou de uma missa no Recife.
Na próxima quinta (13), os amigos e familiares de Carlos Percol se reúnem em celebração na Igreja de São José de Manguinhos. Os parentes de Marcelo Lyra também se encontram em uma cerimônia privada.