Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social
A campanha de vacinação contra a Poliomielite, popularmente conhecida como Paralisia Infantil, começou em todo o país neste sábado (15). Há vinte e seis anos sem nenhum registro de caso no Brasil, o nome da doença parece démodé, mas a atenção deve ser reforçada. A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa e afeta o sistema nervoso provocando paralisia irreversível.
Em Vitória de Santo Antão o dia “D” levou milhares de pais as unidades de saúde e postos de atendimento para imunização dos pequenos.
A Secretaria de Saúde reforçou a logística das campanhas de vacinação para que todas as áreas urbana e rural do município fossem cobertas; dezenas de profissionais da Saúde trabalharam na campanha que contou a presença de atores interpretando o personagem Zé Gotinha. A ação foi acompanhada pela secretária de Saúde, Veraluce Rodrigues. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar no mínimo 95% de crianças maiores de 6 meses e menores de cinco anos.
O dia “D” teve início às 8 da manhã e se estendeu até às 17 horas. A campanha segue até o dia 31 de agosto em todas as unidades de saúde. Os pais devem ficar atentos para comparecerem com o cartão de vacinação em mãos. Esta é uma oportunidade também para colocar em dia outras vacinas. Serão aplicadas doses contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites.