A Prefeitura do Recife vai intensificar o fechamento de buracos e recapeamento de ruas. A Operação Verão foi anunciada nesta terça-feira (18), com previsão de recapear 120 quilômetros de ruas e avenidas, trocar 375 placas de concreto e substituir 24 mil metros quadrados de paralelepípedos. O trabalho será feito de setembro a abril do próximo ano. Antes do anúncio feito pelo prefeito Geraldo Julio (PSB), a buraqueira na capital foi o assunto de um debate na Câmara de Vereadores.
O objetivo da operação é garantir a mobilidade nos principais corredores viários da capital. Para isso, o município colocou a meta de fechar aproximadamente 2 mil buracos por mês. A prioridade são as ruas que estão com mais buracos e problemas, além de corredores de transporte coletivo e vias de acesso a escolas e postos de saúde.
A prefeitura informou ainda que quer evitar que o asfalto que é colocado em um ano esteja com problemas já no inverno seguinte, abrindo rapidamente buracos. Para garantir a qualidade do asfalto, o município pode multar as empresas contratadas para o serviço caso ele não dure o tempo previsto.
O Recife conta com mais de 880 quilômetros de ruas asfaltadas, 106 quilômetros com placas de concreto, 766 quilômetros em paralelepípedos e 496 quilômetros de vias não asfaltadas, segundo o poder municipal. O conjunto de obras foi orçado em R$ 75,3 milhões pela prefeitura.
Segundo o governo municipal, entre os motivos que levaram a um desgaste maior da malha viária da cidade estão as chuvas acima da média, registradas nos meses de junho e julho. Além disso, o acúmulo de água em poucos dias também danificou o asfalto. No mês de junho, foram registrados 681 milímetros de chuva em dez dias, praticamente o dobro do previsto para todo o mês.
No começo de julho, o Recife e outras cinco cidades da Região Metropolitana chegaram a decretar estado de alerta devido às chuvas. Além de ruas tomadas pelas águas, houve registros de desabamento de casas e muros de contenção, entre outros transtornos.