Secretaria de Ação Social e o Projeto Mova Brasil dão inicio às aulas em Vitória de Santo Antão

Secretaria de Ação Social e o Projeto Mova Brasil dão inicio às aulas em Vitória de Santo Antão

Por Cláudio Gomes

Teve inicio nessa segunda-feira (17), em Vitória de Santo Antão, a 7ª etapa do Projeto Mova Brasil. As aulas são direcionadas para jovens e adultos que não tiveram durante a juventude oportunidade de estudar. O curso é oferecido no CPV (Centro Profissionalizante da Vitória), do bairro Lídia Queiroz e Água Branca, de segunda a sexta-feira, de 19h às 22h.
O programa é realizado na cidade através de uma parceria da Prefeitura do município por meio da Secretaria de Ação Social. O objetivo do projeto é contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, para a formação profissional e o fortalecimento da cidadania, bem como para a construção de políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos e ao mundo do trabalho, numa perspectiva socioambiental, contribuindo com a construção de um País sem miséria.
As aulas serão realizadas durante 6 meses, período que é possível oferecer, a partir das reflexões e práticas vividas no âmbito do Projeto contribuições às políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos. Analfabeta, a dona de casa Marluce Maria de 56 anos, moradora do Sítio do Meio, nunca conheceu a sala de aula. “Estou muito feliz por está conhecendo este ambiente, não tive oportunidade de aprender fazer meu nome quando criança, mas acredito que agora saio daqui sabendo escrever”, disse.
Nunca é tarde para realizar um sonho, esta é frase que a estudar e pretende escrever o nome com desenvoltura. “Estou confiante que vou aprender tudo que pretendo, a leitura é muito importante para qualquer ser humano”, diz entusiasmado o agricultor.
De acordo com o secretario de Ação Social, Manoel Aldo, o projeto irá ampliar o exercício da cidadania, criando condições para que, no processo de alfabetização, os estudantes realizem a leitura do mundo e do contexto em que vivem, aprofundando o conhecimento na vida social. “Compartilhar e dar visibilidade aos saberes, aprendizados, experiências, reflexões é responsabilidade de todos nós, e não só dos educadores. No final do projeto quero ver todos felizes, com os objetivos realizados”, completou.