Por Cláudio Gomes
O leite materno é o alimento mais completo e dispensa outro tipo de alimentação até os seis meses de vida. Foi este o assunto central que norteou a I Semana de Aleitamento Materno, realizada nessa sexta-feira (21), pela coordenação do curso de fisioterapia da Facol – Faculdade Osman Lins.
Alunos de vários cursos da área de saúde participaram do encontro, que teve início por volta das 14h. Durante a abertura do evento realizado no auditório da instituição, o grupo Máquina Teatral apresentou uma peça demostrando o apoio e os mitos da amamentação. A Facol, através da coordenação do curso de fisioterapia doou 751 potes de vidros para o Banco de Leite do Hospital Agamenon Magalhães.
A psicóloga que atua na APAMI-Vitória, Rita de Cássia, ministrou a palestra: Doação de Leite Para Você é Leite, Para a Criança é Vida, ressaltando a importância da amamentação exclusiva para o crescimento do bebê e a doação de leite materno. “com o leite materno, o bebê fica protegido de muitas doenças (infecções, alergias). Além disso, a criança cresce com mais saúde, ganha peso de forma rápida. O aleitamento materno também diminui o risco de doenças como hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade”, explicou.
Além do auditório o evento expandiu-se por várias salas, onde foram realizadas as oficinas. A coordenadora do curso de fisioterapia, Iza Arruda, instruiu a oficina de “Shantala – um Cuidado Indispensável”. Durante o encontro foram repassadas dicas sobre os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, os quais trabalham regiões, como: rosto, braços, barriga, peito, costas e pernas.
A criança fica mais paciente, e consequentemente dá menos trabalho na troca de fraldas durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono tranquilo. “A shantala traz consciência corporal, a criança recebe mais noção de seu espaço e dos limites do seu corpo, se movimentando melhor e com mais facilidade”, explicou a professora.
A enfermeira e coordenadora do núcleo de epidemiologia do Hospital Maria Cravo Gama, Jeane Chaves, ministrou a palestra sobre o Risco de Contaminação do Leite Cruzado. O evento ainda contou com oficina Mãe Canguru – Arte em Cuidar – direcionada pela fisioterapeuta e professora Izabela Coelho.
Várias mães marcaram presença no “mamaço” realizado no pátio da Faculdade. As participantes receberam dicas de como amamentar da melhor forma e contaram também seus depoimentos, algumas mães receberam kits de fraldas da coordenação do curso. A gestora do Serviço de Saúde da Vigilância do Recife e enfermeira assistente da UTI – Neonatal do Hospital Barão de Lucena, Rosemare Sales, palestrou sobre a importância da boa alimentação para o bebê nos primeiros meses de vida.
Fotos: Lays Freitas