Depois de uma semana inteira de atividades em 15 escolas da rede municipal de ensino, e mobilização com passeata pelas ruas para chamar a atenção da sociedade, a culminância da Sétima Semana da Pessoa com Deficiência ocorreu no início noite desta segunda-feira (31), com apresentações culturais, feirinha, show, e muita diversão na Praça do Livramento. O evento é realizado pela prefeitura da Vitória, por meio da Secretaria de Educação e Unidade de Educação Inclusão e Direito a Diversidade, com participação de escolas municipais.
Ente as atrações foram disponibilizados para o público artesanatos confeccionados no Espaço Vida, apresentações com grupos escolares e show com a cantora Watusi.
Para a coordenadora da Unidade de Educação Inclusão e Direito a Diversidade, Adelma Soares, afirmou que a sociedade tem se despertado para a questão da pessoa com deficiência. “Estamos cada vez mais engajados e entendo que essa é uma questão de todos. Precisamos cada vez mais respeitar o direito da pessoa com deficiência, a fim de construir uma sociedade mais justa e igualitária”, disse.
Representando o prefeito Elias Lira, o secretário de Governo, Ozias Valentim, afirmou que o município tem se preocupado em garantir os direitos das pessoas com deficiência. “Buscamos garantir o bem estar social e assegurar os direitos a cada cidadão em condição especial. Essa é uma politica de governo e que nos mostra que estamos no caminho certo. Sabemos pela experiência de acompanhar essa evolução que nos tornamos uma sociedade melhor e mais humana. O município tem construído políticas públicas e espaços voltados para a pessoa com deficiência, que ajudam desenvolver a desenvolver o potencial de cada um deles”, afirmou.
Este ano o tema central foi “Transversalidade: O Caminho para as Políticas Públicas Inclusivas”.