O medo aumenta com o número de roubos e furtos que estão ocorrendo nas estações de metrô do Grande Recife. Na tentativa de mudar está situação, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) está tratando com a Secretaria das Cidades uma parceria para a contratação de seguranças terceirizados. Enquanto isso, a CBTU solicitou um convênio com a Polícia Militar para tentar controlar as investidas criminosas.
De acordo com o assessor de imprensa da CBTU, Salvino Gomes, o pedido para a contratação dos profissionais não deve demorar. “Como a solicitação dos seguranças é um pedido antigo, acredito que nos próximos meses consiga uma resposta positiva”, disse.
Quanto ao convênio com a PM, o assessor de comunicação da corporação, Júlio Aragão, comunicou que o assunto da segurança dentro do sistema metroviário é de responsabilidade da administração do metrô. “Vale salientar que essa questão do convenio é uma expectativa da CBTU. Temos questões legais para serem atendidas e o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social e a Polícia Militar, já vem colaborando com a questão da segurança nas estações”, relatou.
Menor autuado
Nesta terça-feira, a Polícia Civil autuou por Ato Infracional de Roubo Qualificado o adolescente capturado e suspeito de ter envolvimento na investida criminosa dentro de um vagão do metrô do Recife, na segunda-feira (31), que terminou com dois mortos. O menor foi encaminhado para a Unidade de Atendimento Inicial (Uniai) da Funase.
A ação, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aconteceu quando um policial civil à paisana reagiu a um assalto, atingindo dois suspeitos. A abordagem aconteceu na altura da Estação Largo da Paz, em Afogados, na Zona Oeste. Apesar da ocorrência policial, o metrô não chegou a suspender a operação e circula normalmente. O policial prestou depoimento e foi liberado. Os corpos dos outros dois suspeitos ainda não foram identificados.
Conforme a Polícia Militar, os dois baleados morreram ainda no local. Uma quarta pessoa foi detida com uma touca ninja e uma faca, mas não se sabe se ela tem relação com os outros três suspeitos.
O vagão do metrô passou por perícia do Instituto de Criminalística (IC). De acordo com a perita Vanja Coelho, os dois suspeitos mortos estavam sem documentos e não puderam ser identificados. Ela acrescentou que não houve troca de tiros apesar de um dos suspeitos estar armado com um revólver calibre 38. A arma falhou quando ele tentou atirar, apontou o IC. “Um dos meliantes estava com um 38, carregado com suas munições. Das seis, três ‘pinaram’, o que mostra o desejo do meliante de atirar”, afirmou a perita.
PMs do 12º Batalhão foram acionados para registrar a ocorrência e apreenderam a arma. Uma equipe do Instituto de Medicina Legal (IML) foi enviada à estação para recolher os corpos. Policiais civis também estiveram no local.
A CBTU informou que o grupo já vinha sendo monitorado. “Foram cinco assaltos em um período de 30 dias, só nesse trecho entre Imbiribeira, Largo da Paz e Joana Bezerra. Sempre com o mesmo modus operandi”, apontou o chefe da assessoria de comunicação do órgão, Salvino Gomes.
Outros crimes
Na quarta (26) passada, um assalto foi registrado em um trem que fazia a linha Cajueiro Seco, entre as estações Joana Bezerra e Largo da Paz, no Recife. Segundo a CBTU, o crime foi semelhante a outras investidas anteriores. Três suspeitos anunciaram o assalto e levaram pertences de alguns passageiros que estavam no trem. Um dos assaltantes estava armado. Eles desceram na estação Largo da Paz e fugiram, dizendo aos passageiros que só desembarcassem na estação seguinte.
Outros dois assaltos na mesma linha foram registrados nos dias 24 e 20 de agosto. Já no último dia 19, três suspeitos roubaram dinheiro da bilheteria da estação Ipiranga e fugiram do local. Também neste mês, no dia 10, a CBTU desativou todos os caixas eletrônicos que funcionavam nas estações devido à ação de assaltantes.