Os barqueiros que trabalham no Marco Zero do Recife, fazendo a travessia entre a praça e o Parque das Esculturas, no Bairro do Recife, agora são cadastrados para fazer o serviço. Eles já estão trabalhando com fardamento e crachá, num horário pré-determinado, e normas de segurança foram estabelecidas. A medida foi divulgada pela Prefeitura do Recife (PCR) nesta quinta-feira (10), com o objetivo de garantir a segurança dos visitantes do local.
A iniciativa, que é uma parceria da PCR com a Capitania dos Portos, determina que os barcos podem transportar sete passageiros ou cinco passageiros com quatro bicicletas, além do condutor. Os barcos também devem dispor de nove coletes salva-vidas, sendo pelo menos um para crianças de até 12 anos. A medida também aponta que a travessia só pode ser feita no horário entre 7h e 17h.
De acordo com a PCR, ao todo, dez barqueiros foram cadastrados há um mês e as novas medidas já estão valendo. Na última terça-feira (8), foi instalada no acesso ao embarque uma placa, que indica para os passageiros as normas de segurança para a travessia.
Além disso, cada barco cadastrado recebeu uma placa com um número de identficação. Se os visitantes perceberem alguma irregularidade, devem denunciar para a Capitania dos Portos, que é responsável pela fiscalização, através do telefone (81) 3424.7111. Entre as infraçõoes previstas estão o excesso de passageiros ou carga e a ingestao de bebida álcoolica pelos barqueiros. As multas variam de R$ 40 a R$ 3 mil.