Localização de processos em galpão provisório do TRT requer paciência

Localização de processos em galpão provisório do TRT requer paciência

A transferência da central de processos em execução do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT) do prédio da Sudene para o Bairro do Recife tem provocado queixas o atendimento no novo local — um galpão na Rua do Brum — começou na segunda-feira (14) e tem sido difícil localizar a papelada.

No galpão, que tem 70m² de área, estão armazenados os quinze mil processos que estão em fase de execução, em armários e caixas identificados. No entanto, como o volume é grande, as partes e os advogados precisam ter paciência para que os processos sejam encontrados e as decisões, repassadas. Os processos em fase de execução são aqueles que já receberam a sentença do juiz.

Muita gente está preocupada com os prazos desses processos, que voltaram a correr na segunda (14). “Estou aqui esperando um processo faz quase uma hora, não dão previsão de quando vão localizar, não informam se o processo está no prazo”, reclamou o advogado Raul Varejão. “Estamos sem informações concretas de onde estão os processos”, comentou o também advogado Adão Barnabé.

De acordo com o juiz do trabalho Rafael Val Nogueira, a central de execuções tem estrutura para atender à demanda. “Contamos com 90 servidores e vários juízes para dar andamento a esses processos. Isso é um momento transitório, que decorreu da deinstalação do Fórum da Sudene. O fórum definitivo é o da Imbiribeira, provavelmente já estaremos lá em janeiro do ano que vem”, explicou.

Processos
Para os processos em fase de execução, após ter a decisão do juiz, é preciso ter o documento das ordens de pagamento pela Justiça do Trabalho. Os alvarás podem ser retirados na sede do TRT, que fica no Cais do Apolo, no Bairro do Recife, ou o recebimento pode ser agendado pelo telefone (81) 3225.3519. Essas regras valem para os processos de papel, já que os eletrônicos podem ser acompanhados pela internet, no site do TRT.

Audiências
As audiências do TRT, que deveriam ter sido realizadas entre os dias 28 e 31 de agosto, serão retomadas nesta terça (15). Elas foram suspensas depois da interdição do prédio da Sudene. As sessões serão realizadas na Escola Judicial do TRT, que fica na Rua Beberibe, 301, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife