Alunos do Cemuvi visitam a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque

Alunos do Cemuvi visitam a Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque

Alunos, professores e coordenadores do Centro Musical da Vitória de Santo Antão (Cemuvi) tiveram uma experiência singular e inesquecível ao visitarem na manhã desta sexta-feira (18), no 7º D SUP (Departamento de Suprimento) do Exército Brasileiro, o projeto Orquestra Criança Cidadã, dos meninos do Coque.

Na chegada o grupo foi recepcionado pelo coordenador pedagógico da Orquestra Criança Cidadã, Audir Teodósio, que fez uma abordagem sobre o desenvolvimento do projeto social que hoje conta com cerca de 320 alunos e uma extensão no Distrito de Camela em Ipojuca; em seguida os alunos participaram da apresentação de instrumentos musicais como o ‘Oboé’, e de uma sessão musical, no recém inaugurado Núcleo de Sopro (Unidade II), realizada pela Orquestra Infantojuvenil Cidadã.

Na audição, foram executadas obras como “Eine Kleine Nachtmusik”, de Mozart; “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos; “Chegança”, de Antônio Nobrega e “Mourão”, de Guerra-Peixe e Clóvis Pereira, composições que fizeram parte do repertório apresentado em viagens pela Alemanha e Portugal, e recentemente ao Papa Francisco, em Roma.

Em seguida os alunos do Cemuvi conheceram as instalações do projeto, como a Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde são fabricados violinos para os meninos da Orquestra Criança Cidadã.

Presenteada com o Livro “Amanhã”, a coordenadora pedagógica do projeto Orquestra Jovens da Vitória, Amoary Garret, falou sobre a experiência de ajudar a desenvolver um projeto pioneiro no Interior do Estado e da integração com a Orquestra Cidadã. “A cada semana vejo a diferença, o resultado do investimento, de horas de trabalho, estudo e dedicação de todos. Para mim é muito importante esse momento, essa integração. É através disso aqui que vocês (alunos) têm uma percepção de que é possível”, afirmou.

A experiência também foi marcante para a aluna do Cemuvi, Isabela Pereira. “Ficou na mente e pra sempre no meu coração. Isso me incentiva muito a estudar cada vez mais, fiquei encantada. É incrível.”, contou.

Criado há um ano, numa iniciativa da prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social, o Centro de Música da Vitória (Cemuvi) já conta com a Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória e atende cerca de 400 crianças e adolescentes de baixa renda em um trabalho desenvolvido através dos CRAS e CREAS.

Com informações de Luciano Abreu, Prefeitura da Vitória