
Da redação do Últimos Fatos por Tayane Monique
A noite do domingo (27), foi marcada pela trajetória de uma das fases da Lua. Sabe-se que, de tempos em tempos, quando a Terra está entre a Lua e o Sol (Lua Cheia) o planeta projeta sua sombra na superfície Lunar, organizando-se assim em alinhamento, isso faz com que a Lua Cheia fique escura por alguns minutos.
A repercussão foi mundial, todos na expectativa de assistir a tão falada “ Blood Moon” termo da língua inglesa que se traduz em “ Lua de Sangue “. Assim chamada, pela coloração avermelhada que apresenta quando é recoberta completamente pelo sol.
Às 21hr locais, o astronauta Scott Kelly, que habita há exatos 6 meses no espaço, compartilhou em seu Instagram (@stationcdrkelly), uma foto da lua em fase de espera pelo fenômeno.
E como o eclipse total só se repetirá daqui a 18 anos, no ano de 2033, muitos vitorienses reuniram-se no quintal de suas casas, em suas fazendas, sítios e até mesmo nas praças da cidade, para prestigiar o inusitado momento.
Severino Silva, que trabalha há 30 anos como vigilante noturno, diz nunca ter perdido um eclipse: “A pessoa mais experiente da minha família, como minha a vó por exemplo, dizia que eclipses lunares poderiam “cegar “ (risos), mas, prefiro correr o risco a perder um momento tão especial”, disse ele.