UFPE afina parceria com a SDS para reforçar segurança no campus

UFPE afina parceria com a SDS para reforçar segurança no campus

Diante das ocorrências de estupros e assaltos dentro do campus, a Universidade Federal de Pernambuco assinou um termo de cooperação técnica com a Secretaria de Defesa Social. Em coletiva nesta quinta-feira, O Superintendente de Segurança Institucional da UFPE, Armando Nascimento, apresentou as medidas que serão tomadas a partir de agora para reduzir o número de casos. Ações foram divulgadas um dia depois da reunião entre o reitor, Anísio Brasileiro, e o Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Entre as ações, estão o aumento das incursões das viaturas do 12° Batalhão da PM ao redor da Universidade nos horários de pico e o reforço da comunicação entre a Segurança Institucional da UFPE com o comando do Batalhão. Além disso, ficou acertado que a reitoria vai providenciar a troca do fardamento dos seguranças terceirizados e o reforço na iluminação do campus. “O nosso problema hoje não é a quantidade de homens preparados para a segurança, ma sim a distribuição deles pelas dependências da Universidade, Trocar o fardamento é uma forma de fazer com que eles se vistam de forma mais notável e possam ser vistos pelos estudantes”, explicou Armando Nascimento.

O superintendente de segurança da UFPE garantiu ainda que está em fase de conclusão o processo licitatório para a aquisição de 242 novas câmeras, que garantirão o monitoramento de pontos estratégicos da área. A Central de Monitoramento, espaço que vai receber as imagens, já foi construída e funcionará em sintonia com o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods). Ao todo, a UFPE conta com com 300 seguranças institucionais e 110 guardas terceirizados.