Alepe promove encontro para comemorar 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil – Japão

Alepe promove encontro para comemorar 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil – Japão

Será realizada no Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco, às 18h desta quarta-feira (11), uma Reunião Solene, em comemoração aos 120 anos de assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil – Japão. A reunião será presidida pelo deputado Joaquim Lira (PSD), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais.

O carinho e a admiração dos japoneses pelo Brasil são recíprocos. O cenário atual de grandes eventos mundiais, protagonizados pelos dois países, como a Copa do Mundo em 2014, os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão em 2015, as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016 e as Olimpíadas de Tóquio em 2020, estabelecem um novo patamar para as relações entre Brasil-Japão, com uma visão de parceria, comprometimento e respeito mútuo.

História – O contexto histórico daquela época, para ambos os países, era favorável a iniciativa de selar um tratado de amizade. Para o Brasil, porque havia recentemente libertado os escravos, em 1888, mas precisava assegurar mão de obra nas lavouras de café, cultura que estava em ascensão; e para o Japão, porque o país promovia grandes reformas administrativas e enfrentava muitos problemas de ordem social e populacional.

A emigração de parte de sua população tornou-se uma alternativa para essas questões. Nesse período, a Terra do Sol Nascente passava por intensa reforma no campo e investia fortemente em suas indústrias nas cidades.

Logo após a libertação dos escravos, os imigrantes que chegaram ao Brasil ainda eram oriundos da Europa, isto porque a entrada de asiáticos estava proibida no país por um decreto de 1890. Contudo, dois anos depois, em 1892, essa lei foi extinta, pois os brasileiros tinham também interesse nos imigrantes orientais.

Já no Japão, o país começou a enviar emigrantes ao exterior desde o período da Restauração Meiji (1867/68 a 1912). Os primeiros emigrantes nipônicos foram para o Havaí, em 1868, depois para os EUA, o Peru, e finalmente chegaram ao Brasil, em 1908.