Orquestra do CEMUVI participa de solenidade dos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão

Orquestra do CEMUVI participa de solenidade dos 120 anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

O ano de 2015 será marcado pelos 120 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão. Numa iniciativa do presidente da Comissão de Assuntos Internacionais, deputado Joaquim Lira (PSD), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), lembrou em solenidade na noite desta quarta-feira (11), a data comemorativa do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, firmado entre os dois países em 1895, em Paris.

O Brasil é o país com a maior população de origem nipônica fora do Japão. São estimados cerca de em 1,6 milhão de pessoas. Em Pernambuco a presença japonesa existe há quase 60 anos, no município de Bonito, onde imigrantes formaram cooperativa agrícola em 1958.

A convite da Assembleia Legislativa os hinos do Japão, do Brasil e de Pernambuco foram executados pela Orquestra Sinfônica Meninos da Vitória, do Centro Musical da Vitória de Santo Antão (Cemuvi). O prefeito Elias Lira entregou ao lado do deputado Joaquim Lira e do presidente da casa, em exercício, Tony Gel (PMDB), uma placa comemorativa ao cônsul do Japão no Recife, Yasuhiro Mitsui.

02

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi representado pela secretária de Relações Internacionais do Estado, de Patrícia Lyra.

Autor do requerimento o deputado Joaquim Lira afirmou que os descendentes dos primeiros imigrantes são uma força ativa para o desenvolvimento da sociedade brasileira. “Combinadas a disciplina dos japoneses e a alegria dos brasileiros nasceu um ideal de cultura que compõe um modelo para o mundo”, analisou Joaquim Lira.

 

04

03

A sessão solene foi presidida pelo deputado Tony Gel (PMDB) que destacou que “o intercâmbio cultural resultante das relações entre as nações engrandeceu ambos os países”.

Criado há um ano, numa iniciativa da prefeitura da Vitória, através da Secretaria de Ação Social, o Centro de Música da Vitória (Cemuvi) já conta com a Orquestra Sinfônica Jovens da Vitória e atende cerca de 400 crianças e adolescentes de baixa renda em um trabalho desenvolvido através dos CRAS e CREAS.