Prefeitura lança campanha para reforçar o combate ao Aedes aegypti

Prefeitura lança campanha para reforçar o combate ao Aedes aegypti

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

Transmissor dos vírus da Dengue, da Chikungunya e Zika, o mosquito Aedes aegypti será alvo de uma ação conjunta conduzida pela Secretaria de Saúde do município e que contará com o apoio do Corpo de Bombeiros; da Secretaria de Serviços Públicos; Secretaria de Defesa Social e Segurança Cidadã; Guarda Municipal; Ação Social; Secretaria da Mulher; Secretaria Executiva em Saúde; AGTRAN, escolas, igrejas, lideranças comunitárias e o aparato legal de um decreto municipal.

Na noite desta quinta-feira (10), a prefeitura da Vitória fez o lançamento oficial da campanha “Todos Contra o Mosquito”. O evento ocorreu no auditório do SAMU e contou com as presenças do prefeito Elias, da secretária de Saúde, Veraluce Rodrigues, e secretários das pastas envolvidas.

Entre as medidas de enfrentamento ao mosquito estarão os mutirões, realizados aos sábados, nos bairros com maior incidência de notificação de Dengue; fumacê; inspeções sanitárias; distribuição de material informativo de combate ao Aedes aegypti; campanha interna para sensibilização dos profissionais da rede de saúde; realização de palestras em escolas, fábricas e em grupos da Atenção Básica; ação conjunta com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal para áreas de difícil acesso e locais fechados.

Para a secretária de Saúde, Veraluce Rodrigues, é necessário um engajamento de todos para combater o mosquito. “Estamos convocando todas as instituições para que tenhamos um comprometimento nessa iniciativa. Essa não é uma ação apenas da Secretaria de Saúde, é uma ação conjunta. Cada um tem um papel importante. É preciso conscientizar para evitar danos à população ”, alertou.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde do município, Marcos Jonathan, todas as residências serão visitadas para eliminar os focos do mosquito. “Hoje é o momento de divulgação das nossas estratégias de ações. Vamos unir forças para intensificar o combate. É necessário o engajamento de todos. A população tem um papel fundamental nessa ação”, conta.

A Secretaria Executiva de Comunicação Social estará atuando em várias plataformas a fim de levar informação à população. A campanha estará nas redes sociais, carros de som, divulgadora, com informativo através de banco de e-mails, panfletos, entre outros. Canais diretos com a população estarão disponíveis através do telefone 3523-2345, do Whatsapp (81) 9 8259-9271 e do e-mail:vig.ambientalvitoria@gmail.com para denúncias de locais com focos de mosquito.

Vitória de Santo Antão tem registrado 4,5% dos casos de microcefalia notificados em Pernambuco, em decorrência da transmissão pelo Aedes aegypti.