Por José Rodrigues
Pesou o lado financeiro. Apesar das repetidas declarações de que gostaria de ficar no Sport e dos esforços da diretoria rubro-negra pela permanência do atleta, o meio-campista Diego Souza tem confirmada nos bastidores a sua transferência para o Fluminense. Ele será anunciado oficialmente nesta sexta-feira, de acordo com a imprensa carioca. Indicado pelo ex-técnico rubro-negro Eduardo Baptista, o atleta de 30 anos se despede do Leão após um ano e meio no clube, com 78 partidas disputadas e 21 gols marcados. Deixa órfão a camisa 87.
Diego Souza chegou ao Sport no dia 12 de agosto de 2014 e trouxe consigo um novo nível de patamar nas referências de contratação para o clube. Logo tornou-se uma referência rubro-negra dentro e fora do campo, onde muitas vezes deu a “cara para bater” a fim de defender o clube – a exemplo das queixas contra a arbitragem e da histórica partida em que terminou como goleiro diante do Flamengo no Maracanã. “87 é nosso”, cutucou o rival na ocasião.
Não é em vão que o meia teve a camisa mais vendida do Sport no e-commerce (vendas online) da Adidas em 2015. O atleta vai para o Fluminense com um contrato de 3 anos e salários estimados em R$ 400 mil mensais – no Recife, ganhava R$ 220 mil. Para tirá-lo do Leão, o clube carioca precisou comprar parte dos direitos econômicos do meia junto ao Metalist, da Ucrânia.
Ao Sport, agora resta buscar um substituto à altura. A torcida, certamente, irá cobrar. Enquanto isso, pode mandar tirar os painéis que estampam a imagem de Diego Souza dentro da Ilha do Retiro (e não são poucos) e no site oficial do clube – onde é a estrela da campanha de sócios que fez sucesso este ano. Na própria fachada da sede rubro-negra, lá está um enorme painel do meia ao lado do ídolo Magrão.
Além da importância no marketing, Diego Souza foi efeito também dentro de campo. Foi o artilheiro do time na temporada, com 17 gols. De quebra, praticamente não passou pelo departamento médico ao longo do ano. Foi o terceiro que mais jogou: fez 57 jogos. No Brasileirão, foi o líder em assistências que resultou em gol (10 ao todo) e o vice-artilheiro do time – nove gols.