Sisu 2016 oferta mais de 10 mil vagas no Ceará para 92 cursos

Sisu 2016 oferta mais de 10 mil vagas no Ceará para 92 cursos

As quatro instituições públicas de ensino superior no Ceará que participam do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertam 10.242 vagas para 92 cursos em 23 municípios nesta primeira edição de 2016. A consulta foi aberta na quarta-feira (6) e pode ser feita por instituição, por curso ou por cidade na página do Sisu. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (11) e vão até as 23h59 (horário de Brasília) da quinta-feira (14).

Para disputar as vagas os candidatos precisam, necessariamente, ter participado da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota na prova de redação que não seja zero. O resultado do Enem será divulgado nesta sexta-feira (8), segundo o Ministério da Educação (MEC).

A Universidade Federal do Ceará (UFC) disponibiliza o maior número de oportunidades, com 6.288 vagas de graduação, em Fortaleza, Crateús, Quixadá, Russas e Sobral.

As vagas na UFC são para os cursos de: ABI – engenharia de energias e meio ambiente, administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, biblioteconomia, biotecnologia, cinema e audiovisual, ciência da computação, ciências ambientais, ciências atuariais, ciências biológicas, ciências contábeis, ciências econômicas, ciências sociais, computação, comunicação social – jornalismo, comunicação social – publicidade e propaganda, dança, design, design – moda, design digital, direito e economia ecológica.

Há oportunidade ainda para graduação em educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de alimentos, engenharia de computação, engenharia de minas, engenharia de pesca, engenharia de produção, engenharia de produção mecânica, engenharia de software, engenharia de telecomunicações, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, estatística, farmácia, filosofia e finanças.

Completam a relação os cursos de fisioterapia, física, gastronomia, geografia, geologia, gestão de políticas públicas, história, letras – espanhol, letras – inglês, letras – língua portuguesa, letras – português e alemão, letras – português e espanhol, letras – português e francês, letras – português e inglês, letras – português e italiano, matemática, matemática industrial, medicina, música, oceanografia, odontologia, pedagogia, psicologia, química, redes de computadores, secretariado executivo, sistemas de informação, sistemas e mídias digitais, teatro e zootecnia.