Com chuvas em janeiro, agricultores querem voltar a plantar em Terra Nova

Com chuvas em janeiro, agricultores querem voltar a plantar em Terra Nova

Nos primeiros dias deste ano choveu em Terra Nova, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), nos dez primeiros dias de 2016 choveu no município 124 milímetros. Um número superior à média esperada para o mês de janeiro que era de 79 milímetros.

William Gonçalves é agricultor em Terra Nova. A cidade teve registros de chuva e isso renovou as esperanças dos moradores da região. “A esperança de Terra Nova está melhorando bastante. Quem é agricultor e quem planta aqui sabe que melhorou muito”, conta.

O nível da barragem Nilo Coelho, que fica na Zona Urbana da cidade, tem capacidade para armazenar mais de 22 milhões de metros cúbicos de água, o reservatório voltou a ter água. Cerca de 3.600 agricultores dependem da água da barragem, usada para a manutenção da produção agrícola e para manter os animais.

O agricultor José João da Silva relembra como estava a situação antes das chuvas. “Há poucos dias, os jovens jogavam bola no local e não existia nada, era só seca, mas Deus é bom e de uma hora para outra melhorou as coisas”, relata.

Na Zona Rural de Terra Nova, a comunidade de Riacho Seco abriga cerca de 30 famílias que sobrevivem da agricultura e da criação de caprinos e ovinos. O açude do local passou cinco anos seco, mas agora o cenário mudou. “A gente tem uma criação de animais  e comprava milho para não deixar que os bichos morressem. Para sobreviver, meu marido tinha dois anos que estava fora e agora estamos preparando as terras na roça para começar a plantar”, argumenta a agricultora Maria Alvani Alves.

O município de Terra Nova se preparou para receber as chuvas, o que pode ajudar os agricultores e criadores a ter água armazenada por mais tempo. “Recuperamos cacimbas e atendemos na perfuração de poços artesianos, perfuramos de 5 a 25 poços para atender a demanda dos nossos agricultores. No abastecimento de água através do carro-pipa, atendemos 100 cisternas coma distribuição de água. Mesmo assim, já estamos com planejamento para atender eles no período de cheias.” explica o secretário de agricultura de Terra Nova, José Edivaldo David.