Um tiroteio seguido de fuga ocorreu na noite desta quarta-feira (20), na Penitenciária Professor Barreto Campelo, na Ilha de Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife, de acordo com a Polícia Militar. Os detentos conseguiram fugir por um buraco após o muro localizado próximo a uma das guaritas ser explodido. Ainda não há a confirmação oficial de quantos detentos conseguiram fugir da unidade prisional e se há feridos, mas informações iniciais da PM dão conta que o número de foragidos pode chegar a 20.
A PM passou toda a madrugada realizando buscas e informou que segue em campo para tentar recapturar os presos que fugiram. Ao menos quatro homens foram presos ao serem encontrados, durante as revistas, com toucas ninjas, munições e uma granada dentro de um carro que tentava deixar a ilha. Segundo o Major Alexandre Jorge, da Polícia Militar, já existe a confirmação de que os quatro detidos não são foragidos da penitenciária, mas a PM ainda investiga se há ligação do grupo com a fuga dos presidiários.
A ponte que dá acesso a Itamaracá foi fechada pela polícia durante a noite. Todos os carros que passavam pelo local eram revistados. Na manhã desta quinta, a ponte foi reaberta, mas os trajeto ainda está sob fiscalização policial.
De acordo com a Secretaria de Ressocialização (Seres), o número oficial de foragidos será repassado após levantamento nominal. Na manhã desta quinta (21), há PMs fazendo buscas na mata de Atapuz, distrito de Goiana, e na área rural do município de Itapissuma, vizinho a Itamaracá.
Além de batalhões da Polícia Militar, foram acionados o Grupo de Operações e Segurança (GOS/SERES) e a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE). Ainda segundo a Seres, será aberta uma sindicância para apurar a ocorrência. Na manhã desta quinta (21), o buraco deixado pelos presos durante a fuga já foi fechado e o Batalhão de Choque chegou à penitenciária para contabilizar quantos presos fugiram da unidade prisional.