Parceria entre Petrobras e prefeitura da Vitória entrega certificação de alfabetização a 150 jovens e adultos em Vitória

Parceria entre Petrobras e prefeitura da Vitória entrega certificação de alfabetização a 150 jovens e adultos em Vitória

Por LUCIANO ABREU | Secretaria Executiva de Comunicação Social

O programa socioambiental de alfabetização da Petrobras, o MOVA-Brasil em parceria com a prefeitura da Vitória, por meio da Secretaria de Ação Social, entregou na noite desta segunda-feira (1), cento e cinquenta certificados de conclusão de curso de alfabetização. Os contemplados, em sua maioria, são pessoas adultas atendidas pelos CRAS. A iniciativa busca contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, para a formação profissional e o fortalecimento da cidadania, através de ações afirmativas e desenvolvimento de políticas públicas.

O secretário de Ação Social, Manoel Aldo, destacou que a iniciativa foi uma experiência bem sucedida de inclusão. “Todo cidadão tem direito a ter direitos. Este curso ensinou a ler com cidadania. A partir de agora cada um deles ampliou os horizontes e as possibilidades na vida. Ler é um ato simples, mas grandioso para quem chega na fase adulta sem essa oportunidade”, explica.

DSC_0372

O projeto foi acolhido pelo secretário de Ação Social, Manoel Aldo, e promoveu a alfabetização de 150 usuários dos CRAS.

As zonas rural e urbana do município foram contempladas. Da localidade do Outeiro, cerca de 8 km distante do centro da cidade, quinze pessoas foram certificadas. Os cursos de alfabetização ocorreram nas comunidades facilitando o acesso do estudos a sala de aula e a adesão ao programa.

Dona Maria do Carmo, 55 anos, é uma dessas pessoas que em nove meses mudaram de vida. “saber ler é muito bom. Facilita muito a nossa vida. Agora estou com vontade de estudar a noite. Posso pegar ônibus sozinha, ler as placas, vou ao shopping. Agora tá tudo”, conta.

DSC_0378Maria do Carmo, de 55 anos, recebe o certificado de conclusão de curso; aprendeu a ler em nove meses. 

Em Vitória de Santo Antão o projeto foi desenvolvido entre os meses de junho de 2015 e fevereiro de 2016; ao todo foram 480 horas aulas práticas.

Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o projeto MOVA-Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP), com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.