Percurso do Galo da Madrugada tem reforço no combate ao Aedes Aegypti

Percurso do Galo da Madrugada tem reforço no combate ao Aedes Aegypti

O trajeto do Galo da Madrugada recebeu, na manhã desta quarta-feira (3), um reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ao longo dos seis quilômetros de percurso foi aplicado um inseticida químico, com o auxílio de um carro fumacê e de agentes de saúde a pé. Estabelecimentos comerciais e residências também receberam a ação, que foi realizada pela Secretaria de Saúde do Recife.

O carro fumacê aplicou o veneno no Forte das Cinco Pontas, na Praça Sérgio Loreto e nas ruas Imperial e do Sol, além das avenidas Dantas Barreto e Guararapes, na região central do Recife. O inseticida borrifado foi o organofosforado malation, um dos compostos recomendados pelo Ministério da Saúde para o controle do mosquito na fase adulta. O equipamento do carro tem um alcance de até 20 metros no combate ao Aedes aegypti.

No entanto, de acordo com o secretário de saúde do Recife, Jailson Correia, a maior parte dos focos está dentro das casas. Por isso, agentes acompanhados de militares do exército também fizeram visita porta a porta, aplicando inseticida com bombas que alcançam até oito metros.

Ainda segundo Correia, o período carnavalesco requer uma atenção especial no combate ao mosquito. “Teremos aqui mais de um milhão de pessoas nesse trajeto. Estamos eliminando todas as fases do mosquiso, seja o mosquito adulto, com o inseticida, seja com o larvicida, para evitar que a larva se transforme em mosquito, seja a destruição dos focos”, comentou.

Os agentes vão realizar a ação novamente, na manhã da quinta-feira (4), em todo o trajeto do Galo da Madrugada, para reforçar o efeito do veneno.