Depois da polêmica entrada do Uber, mais um aplicativo chega ao mercado pernambucano com a promessa de esquentar a disputa no transporte de passageiros. É o T81, app criado por uma empresa recifense, que promete ser até 60% mais barato do que uma corrida de táxi. Além de oferecer o serviço de carros, um dos diferenciais da ferramenta é a possibilidade de contratar motos. São quatro categorias de veículos na plataforma: carro popular, executivo, mototáxi ou moto-delivery.
“Além de oferecer o serviço de carros, queremos resolver os problemas de estabelecimentos que não possuem motoqueiros para realizar entregas e de pessoas que moram em locais onde não há mototaxistas. Esperamos alcançar 500 mil usuários nos próximos seis meses”, conta o criador do aplicativo, Josival Bezerra Júnior.
Outra mudança do T81 em comparação com o Uber é a forma de pagamento. Enquanto o Uber só aceita cartão de crédito e a tarifa pode variar de acordo com a hora do dia e a disponibilidade do veículo, no app pernambucano é possível pagar diretamente ao motorista em dinheiro. Além disso, a tarifa cobrada por quilometragem e bandeirada possui um valor fixo. Os valores são os seguintes R$ 1,90 para motos (e R$ 0,92 por quilômetro rodado), R$ 2 para carros populares (e R$ 1,70 por quilômetro) e R$ 3 para executivos (e R$ 1,99 por quilômetro rodado). O app também possui um programa de fidelidade chamado Clube T81, em que o usuário vai acumulando os quilômetros rodados e pode trocá-los por prêmios.
O T81 começará a operar na próxima segunda no Recife. A empresa já possui um cadastro com 100 carros e pretende contar com até 500 motos no início das operações. No mesmo dia, motoristas do Uber realizarão uma paralisação nas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia do T81 é firmar parcerias com os condutores para que eles atendam o usuário com o app, promovendo sua entrada no mercado destas cidades e pressionando o Uber para mudar a forma de cobrança.
Transporte de passageiro em moto é proibido no Recife
Entretanto, o app pode encontrar obstáculos para operar em Recife. A legislação não permite o transporte público de veículos com apenas duas rodas na cidade. O criador do T81 se defende afirmando que o serviço oferecido pela plataforma é privado, e portanto, estaria dentro da lei.