Olinda recebe o Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

O terceiro Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) começa nesta terça-feira (26) em Olinda. Na primeira passagem pelo Nordeste do Brasil, o evento oferece 384 atividades educativas até a próxima sexta-feira (29), no Centro de Convenções de Pernambuco. São palestras, oficinas e programas culturais com profissionais das áreas de educação, tecnologia, empreendedorismo, políticas públicas e movimentos sociais de todo o mundo. As inscrições são gratuitas.

“Temos mais de 60 palestrantes e 384 atividades autogestionadas. Nessas atividades, vêm a cultura, a gastronomia, a inovação. A programação é muito diversificada. Mas a educação profissional é o foco do Fórum Mundial. Vamos discutir cidadania e diversidade com foco na educação profissional”, falou a organizadora do evento, Maria José Melo, em entrevista desta terça.

A programação começa às 18h com uma cerimônia que contará com a presença de autoridades como o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres. Grandes nomes da educação contemporânea fazem parte da programação dos próximos dias de evento. A programação completa está disponível no site do FMEPT.

Entre as atrações confirmadas, estão Moacir Gadotti, discípulo de Paulo Freire e professor titular aposentado da Universidade de São Paulo, e a italiana Silvia Manfredi, professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas. O escritor brasileiro Frei Betto também estará presente para falar sobre direitos humanos, além de Mariela Castro, filha do presidente de Cuba, Raul Castro, militante do movimento LGBT e Diretora do Centro Nacional Cubano de Educação Sexual.

Profissionais brasileiros e vindos do Canadá, Portugal, Espanha, Colômbia, Reino Unido e Uruguai completam a programação e vão abordar temos ligados à inovação tecnológica, empreendedorismo, políticas públicas e movimentos sociais. Pernambuco também está representado por nomes como Sílvio Meira, professor titular aposentado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e um dos fundadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R).

Segundo Maria José Melo, muitos dos inscritos no evento também vêm do exterior. “Teremos pessoas do mundo inteiro abrilhantando nosso fórum. Já temos mais de 22 mil inscrições confirmadas, mas as inscrições continuam abertas durante todo o fórum. É aberto e gratuito”, ressalta. Os interessados podem se inscrever previamente no site do FMEPT ou na portaria do evento. O cadastramento começa às 15h desta terça.

O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica nasceu do Fórum Social Mundial e do Fórum Mundial de Educação e busca construir propostas para a Plataforma Mundial de Educação. As primeiras edições aconteceram em Brasília, em 2009; e em Florianópolis, em 2012. Desta vez, é organizado pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).