Os técnicos de enfermagem dos hospitais da rede pública do estado fazem protesto, na manhã desta terça-feira (18), na região central do Recife. De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados de Hospitais de Pernambuco (Sindhospe), que organiza o movimento, cerca de 200 profissionais estão concentrados no estacionamento do Hospital da Restauração (HR) desde as 7h. Eles programam uma passeata ainda nesta manhã, mas ainda não foi decidido o roteiro da caminhada.
De acordo com Micéa Ferreira, que é coordenadora jurídica do Sindhospe, os funcionários já estão sem receber salário há quatro meses. Outra denúncia é a contratação irregular dos técnicos. “Eles têm carcaterísticas de uma relação de trabalho, como escala fixa, mas não são reconhecidos como tais pelo estado. Eles não têm 13º, adicional noturno, nenhum direito trabalhista”, afirmou Ferreira.
Ainda segundo a coordenadora, as irregularidades serão denunciadas ao Ministério Público do Trabalho nesta terça (17). “Vamos protocolar a denúncia para que ele intervenha na situação”, comentou. De acordo com o sindicato, as irregularidades e o atraso no pagamento são a realidade dos técnicos em enfermagem de sete hospitais públicos: Agamenon Magalhães, Otávio de Freitas, Restauração, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Correa Picanço, no Recife, e o Hospital Belarmino Correa, em Goiana em contato com a Secretaria Estadual de Saúde e aguarda o posicionamento oficial do órgão.
Trânsito
Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), os manifestantes estão alternando momentos de bloqueio e momentos de liberação da Avenida Agamenon Magalhães, no trecho em frente ao Hospital da Restauração. Equipes da companhia estão no local acompanhando a movimentação e orientando o trânsito. A CTTU também informou que vai acompanhar a passeata dos manifestantes.