Facol apresenta detalhes da 14ª ExpoFacol em Coletiva de Imprensa

Facol apresenta detalhes da 14ª ExpoFacol em Coletiva de Imprensa

O apresentador de TV Marcelo Tas explica a importância da comunicação nas redes sociais. Escute!

Por Cláudio Gomes

O diretor-presidente da Facol – Faculdade Osman Lins, Paulo Roberto Leite de Arruda e o jornalista, palestrante do Congresso Acadêmico, Marcelo Tas, participaram na manhã desta quarta-feira (04), no Hotel Golden Tulip, em Boa Viagem no Recife, da coletiva de imprensa onde foram apresentados todos os detalhes da 14ª ExpoFacol, que começa hoje à noite e segue até sexta-feira (06).

Serão três dias de atividades multidisciplinares através de palestras, debates e minicursos. A edição deste ano mergulha no tema “O Impacto das redes sociais na informação, no relacionamento e na exposição dos valores éticos e morais”. A abertura da Expo Facol já começa trazendo o jornalista, consultor em comunicação, autor e diretor de TV e, atualmente, apresentador do canal GNT, Marcelo Tas, que apresenta a palestra: “Inovação: a criatividade na era digital”. A conversa com Tas discutirá como aproveitar a revolução digital e a oportunidade de vivermos em rede para aprimorar com criatividade a troca de saberes e afiar a pontaria das nossas buscas?

Na quinta-feira (05), a partir das 14h, é dada a largada para 23 minicursos com diferentes temáticas. Neste segundo dia da Expo Facol os participantes poderão aprender sobre “As 15 coisas que não se pode fazer nas redes sociais”, ministrado pelo professor de Administração e Logística da Facol Sandoval Bezerra. O encontro visa ensinar a utilizar de forma racional e profissional os recursos das redes sociais moldado na ética, convivência e colaboração.

“Rede Sociais e Pós-modernidade: reflexões sobre a construção da identidade de gênero” é tema do minicurso abordado pelo professor e doutor da UFPE, Darlindo de Lima. O curso tem por intuito discutir os impactos das redes sociais no processo de construção da identidade de gênero na pós-modernidade.

Às 19h, o assunto em mesa redonda será “Cibercultura, tecnologia, vida social e relações internacionais na cultura contemporânea” com a abertura da Presidência da mesa o Dr. Deputado Estadual, Joaquim Lira, M.D. Presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; com o jornalista, professor e diretor da EPC – Empresa Pernambuco de Comunicação/TV Pernambuco – Paulo Fradique e com Alyne Andrade, M.D. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Informática.

Na sexta-feira (06), último dia da Expo Facol, a tarde começa com o minicurso “O cyberbullyng e criminalidade: uma análise criminológica sobre as agressões morais sofridas” facilitado pelo professor da Facol e IFPE, Ysaac Oliveira. O conteúdo é sobre o cyberbullying perpetrado nas redes sociais e Whatsapp, referindo-se à sua prática como forma de violência que pode instigar a vítima a cometer crime. Serão analisados as variáveis que interferem na conduta humana, relacionando crime, criminoso e vítima.

Às 19h 30, encerrando as atividades acadêmicas, ocorrerá a palestra de encerramento da Expo Facol. “O uso da tecnologia no cotidiano das pessoas” irá trazer os seguintes debatedores: professor doutor da UPE, Genésio Gomes, que falará sobre os desafios do uso da internet, a inovação, criatividade e tecnologia no cotidiano das pessoas, startups e empreendedorismo; o professor doutor do Centro de Informática da UFPE, Kiev Gama, que discutirá sobre as tendências de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), a participação dos cidadãos nesses processos e as práticas colaborativas nas grandes cidades; e, o professor doutor em Genética da UFPE, Ronaldo Celerino, que abordará as novas tecnologias para a saúde em relação às células-tronco. Durante os três dias de Expo Facol, o público poderá contar com as delícias do Festival de Food Truck e apresentações culturais.