Equipe, Comunicação Facol
Nesta quinta-feira (12), numa iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) – na pessoa do sr. Pedro Férrer, no Teatro Silogeu, em comemoração à 3ª Semana da Consciência Negra, estiveram presentes Ibrahima Gayê – Cônsul do Senegal, em Belo Horizonte – a professora Lúcia dos Prazeres, o prof. Hiram Gomes – atrelado à Secretaria de Educação do Município da Vitória de Santo Antão e na condição de mediador, o coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (Facol), prof. Cristiano Dornelas.
O tema da mesa-redonda esteve voltado para a Tradição e à força cultural africana no Brasil, novas perspectivas e as relações Brasil-Senegal, tratando sobre os acordos de amizade entre os dois países, assim como sobre o relacionamento do Brasil com o continente africano – demonstrado pela presença de representação brasileira em solo senegalês, já a partir do século XIX (Consulado em Dacar). Segundo Ibrahima, a cooperação tem se fortalecido na última década, sendo um dos eixos centrais no relacionamento bilateral.
A 3ª Semana da Consciência Negra do IHGVSA encerrou, na última sexta-feira (13), tratando da “Importância do ensino da história da África no currículo da escola básica no Brasil, assim como sobre a criação de estratégias para trabalhar a educação das relações étnico-raciais.
Contribuíram os professores Dr. Bento Rosa (UFPE), Drª Dayse Cabral (UFPE), Dr. Cristiano França (UFPE e Facol) e a Msc. Ariene Gomes Oliveira (Facol). Participaram, ainda, das discussões, estudantes do 3º período do Curso de Pedagogia. A IES foi representada, ainda, no 3º dia do evento, pelo prof. Carmelo Souza – coordenador do Curso de Direito da Facol.