A convocação para a Seleção Brasileira que enfrentará o Uruguai, na Arena Pernambuco, e o Paraguai em Assunção pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018, foi divulgada nesta quinta-feira e as surpresas foram poucas. A ausência do goleiro Jefferson e a presença do meia Kaká surgiram como as grandes novidades da lista e o técnico teve que explicar as suas decisões.
“Futebol é dinâmico, é momento. Temos dado oportunidades. Temos conversado com o Taffarel. Trazemos jogadores com idades diferentes, um jovem, com idade intermediária e outro mais experiente. Quando chamei o Jéfferson e ele estava na Série B, não fui muito questionado”, comentou o técnico na sua entrevista coletiva.
A decisão foi considerada estranha, já que Dunga sempre o convocava para a Seleção desde que reassumiu o comando. Porém, em 2015, após falhar contra o Chile, o goleiro do Botafogo foi sacado do time e Alisson assumiu a titularidade contra a Venezuela.
Sobre o retorno de Kaká, Dunga nem se alongou muito e apenas exaltou a experiência do atleta, que volta a ser convocado juntamente com Phillipe Coutinho. “Kaká tem mais experiência. Nos jogos anteriores veio e contribuiu muito. E o Phillipe Coutinho teve sua chance e mereceu voltar”, comentou.
Dunga ainda convocou dois jogadores que atuam no futebol chinês, Gil e Renato Augusto, mas o que surpreendeu foi o nome do meia entre os volantes. “Não considero Renato Augusto volante. O futebol moderno mudou. Ele tem que exercer várias funções. E ele faz isso. No Corinthians, ele recompunha. E o jogador tem que marcar, atacar. Futebol é muito dinâmico. Não pode se prender a nomenclatura”, afirmou.
Pouco tempo no Recife
A Seleção Brasileira passará pouco tempo na Veneza brasileira. Dunga e seus comandados chegarão à capital pernambucana na manhã da quinta-feira após três dias de treinamento na Granja Comary. O centro de treinamento José de Andrade Médicis, que pertence ao Sport, estava reservado para a Canarinha, mas os jogadores nem pisarão no gramado rubro-negro. Neymar e companhia irão fazer o reconhecimento do gramado da Arena Pernambuco no mesmo dia do desembarque e já irão embora da cidade após o duelo contra os uruguaios. Do Recife, a Seleção seguirá para Porto Alegre, onde fará a preparação para enfrentar o Paraguai no dia 29 de março, em Assunção.
Confira a lista
Goleiros
Diego Alves – Valencia
Alison – Internacional
Marcelo Grohe – Grêmio
Laterais
Danilo – Real Madrid
Daniel Alves – Barcelona
Filipe Luís – Atético de Madrid
Alex Sandro – Juventus
Zagueiros
David Luiz – PSG
Miranda – Internazionale
Marquinhos – PSG
Gil – Shandong
Volantes e Meias
Luiz Gustavo – Wolfsburg
Fernandinho – Manchester City
Philippe Coutinho – Liverpool
Renato Augusto – Beijing
Oscar – Chelsea
Lucas Lima – Santos
Willian – Chelsea
Kaká – Orlando City
Atacantes
Douglas Costa – Bayern de Munique
Neymar – Barcelona
Hulk – Zenith
Ricardo Oliveira – Santos