Morre no Recife o médico Antônio Figueira, diretor da UPE

Morre no Recife o médico Antônio Figueira, diretor da UPE

Morreu, no fim da manhã desta segunda (20), o médico Antônio Figueira, 68 anos, também conhecido como Tota Figueira. Ainda não foram divulgadas as informações sobre o velório e o enterro. Atualmente, ele ocupava o cargo de diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE), cargo para o qual foi eleito no ano passado.

Também professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), era considerado um dos maiores especialistas do país em mastologia, especialidade da medicina que estuda as doenças da mama. Foi presidente da Sociedade Internacional de Mastologia e criou a Associação Pernambucana dos Amigos do Peito. Ele também era consultor científico do Instituto Materno-infantil de Pernambuco e sobrinho do fundador da unidade de saúde, Fernando Figueira.

Antônio Figueira era viúvo e deixa quatro filhos e quatro netos. Tota Figueira era primo do secretário da Casa Civil de Pernambuco, que também se chama Antônio Figueira.

A UPE divulgou nota oficial, decretando sete dias de luto. “A comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco (UPE) externa seu mais profundo pesar em virtude do falecimento do diretor da Faculdade de Ciências Médicas da instituição (FCM), Antônio Simão dos Santos Figueira Filho, ocorrido nesta segunda-feira (20/07/2015). Na oportunidade deseja, ainda, conforto, paz, e muita força para a família enfrentar a perda do marido, pai, irmão, filho e amigo, Tota Figueira, como era conhecido. A UPE, no uso das atribuições que lhe são conferidas, decreta Luto Oficial por 7 (sete) dias. A família ainda não definiu detalhes sobre o velório do médico”.